sábado, 12 de novembro de 2011

Da Rocinha ao Vidigal

Do Arpoador ao Leblon, da Lagoa a Gávea. As montanhas que sobressaem nestas paisagens são mais que um belo Cartão Postal para os cariocas! Foi o berço das mais lindas e audaciosas escaladas no Montanhismo Brasileiro. Mas de certo tempo para cá essa área de escalada foi quase que totalmente eximida das opções de rota para os escaladores.

Aventura, medo e adrenalina. Estes fatores que fazem parte da rotina que vicia no esporte deixaram de ser encontrados no desconhecido das grandes escaladas nos Picos Dois Irmãos do Leblon e virar imprevistos frequentes nos acessos a essas montanhas. A incerteza dessas escaladas afastaram os montanhista deste local, por muitos anos alguns se arriscaram, e esses obtiveram experiências indesejáveis. Eu mesmo tive sorte. Em uma das minhas ultimas escaladas no Irmão Menor, quando estava no meio da parede, altura visível da favela da Rocinha, intensificou-se os tiros com som das balas traçantes audível na parede onde eu estava guiando um amigo. Por algum instante fiquei inerte, tempo suficiente para identificar que aqueles tiros não eram em nós como alvo e sim resultados das operações frequentes na favela. Com a pacificação na Rocinha, escalar na grande parede do Irmão Maior que fica bem no fundo desta que é a Maior Favela da América Latina, será como um sonho distante realizado. Por mais que tanto esperado, suou como por acaso essa notícia de pacificação. Torcemos pela Paz! Para o sucesso desta Operação.
http://xaropinho.multiply.com/photos/album/257
"Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou por volta das 07:00 horas de Domingo 13 de Novembro de 2011 a ocupação total da favela da Rocinha, depois de uma operação que começou de madrugada, com o apoio de blindados da Marinha, sem que um único tiro tenha sido disparado." (Atualização)










Nenhum comentário:

Postar um comentário