sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Novas Conquistas - Morro dos Cabritos - Copa

Estamos mais uma vez na reta final de um ano de muitas histórias proporcionadas principalmente pelas escaladas, mais um cíclo de doze meses que chega ao fim, mas as conquistas só estão no início aqui no Morro dos Cabritos. E cada nova rota aberta, uma nova janela de visual se abre para as belezas da Zona Sul como as exuberantes montanhas cartões postais do Rio que podem ser observadas daqui da Face leste aonde estamos abrindo novas vias de escalada. E para galera que pretende repetir essas rotas, aproveitando as lindas tardes na sombra e o horário de verão que também é perfeito para estas escaladas nesta época, na verdade o ano inteiro é bom. Aqui estão dois croquis atualizados e as informações de acesso para estas novas escaladas:


Segunda enfiada da Ovelha Negra - Foto:Adelmo Noite
Para alcançar a base da Mundo Real e as demais vias nesse setor da face leste do Cabritos Copacabana é preciso acessar a Comunidade do Morro dos Cabritos pela escadaria da Rua Santa-Clara ou pela Ladeira dos Tabajaras seguindo para Rua Euclides da Rocha até os acessos a floresta pelo nº 600 e 716 fundos. A trilha se inicia atrás da Quadra do 600(quadra de futebol deste endereço), passando pelo lado direito, superior, do grande bloco onde se localizam os Boulder´s, a trilha transpõe um Rio Seco e segue até encostar na Canaleta d´água que vem desde o número 716 onde é acessada ao lado da última casa. Atualmente há uma grande mangueira tombada onde a canaleta vira para a esquerda e segue para a Heróis dos Cabritos, saindo da canaleta uma trilha não muito visível segue para cima inclinado para direita, dando uma volta, em direção ao Rio Seco. Entre essa referência e outro valão à esquerda suba com atenção pelo colo por uma pequena trilha que inclina para o Rio Seco novamente um pouco mais acima à direita. Ao passar por umas bananeiras e pisar nos blocos de rocha beirando o valão do Rio Seco, de frente para a parede é possível avistar os dois primeiros grampos e uma chapa na terceira proteção, essa é a Via Mundo Real, à esquerda está a Capricórnio que inicia com três grampos e também uma chapa na quarta proteção.Seguindo para a direita, após a Mundo Real, suba um pequeno trecho pelo valão do Rio Seco, ao encostar na parede novamente em uma grande árvore como referência no meio da trilha junto a uma pequena rampa que indica acesso para um grande platô de mato, lá se inicia a via Ovelha Negra que começa com artificial A1 nos primeiros cinco metros, parte negativa da parede. Continuando para a direita, pelo valão até atingir a parte superior de um pequeno bloco de rocha, é possível seguir por uma trilha escorregadia com pontas de ferro encravada no chão que antigamente formavam degraus, neste ponto a trilha segue no colo próximo a parede, passando ao lado de uma barragem de água da chuva, final do Rio Seco, nesta parte da parede há outros projetos de vias que serão atualizadas aqui futuramente. A trilha segue até o Mirante dos Cabritos que é uma grande passarela de concreto que vai até o inicio da parede da Face Norte com visual para Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea e o Corcovado.A partir do Mirante se inicia a via Fuga dos Cabritos e o diedro Caminho dos Operários. Abaixo do Mirante existem duas variantes que tem acesso pelo final da Rua Sacopâ, são elas: Atalho dos Cães VI grau (Lance inicial de boulder) e Plano B III grau.
Final da Capricónio -Foto:Felipe Hanower
Novas vias para top-hope também foram abertas no Setor da Passarela. Seguindo pela canaleta até encostar na pedra, aonde essa canaleta forma a passarela e bifurca para os lados. As vias já abertas contam com um pequeno diédro (Caminho da Terra) e uma fenda (Cabritagem) totalmente móvel com grampo no final. Seguindo para a esquerda, bem no mirante da passarela tem mais duas viazinhas de 25m., a (Abre Alas) de III grau e Bailarina III grau também. Essas últimas vias podem ser utilizada para top-hope ou mesmo para acessar a Trilha que vai para o cume do Morro.
Grande Platô P1 da Ovelha Negra - Foto:AdelmoNoite
Boulder, atrás da Quadra do 600 - Foto:Arq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário