terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cidade Maravilha

O ano inteiro o RJ nos presenteia com seus espetáculos a cada dia. E é neste belo cenário das montanhas em meio a Zona Sul que estamos vivenciando novas aventuras e descobrindo novas paisagens. A cada novo ângulo escalando nestas novas vias na Face Leste do Morro dos Cabritos nos surpreendemos com a beleza que esta bela cidade nos oferece.

Em 2012 comemoramos o Centenário da Escalada no Brasil e a cidade maravilhosa que é o berço deste esporte no nosso país, além de ter em seu estado a Serra dos Órgãos na cidade de Teresópolis com o título de Capital do Alpinismo é também o Maior Parque de Escalada Urbana do Mundo. Então em homenagem a comemoração do aniversário da cidade no dia primeiro de Março, neste ano de 2012 que é um marco na História do Montanhismo no Brasil, resolvemos batizar essa nossa nova conquista como Cidade Maravilha.

Uma linda rota de escalada que se inicia nas proximidades da Rua Santa Clara com acesso somente pela Comunidade do Morro dos Cabritos em Copacabana.

As primeiras escaladas nesta parede são datadas da década de oitenta, quando foram conquistadas as vias Fissura Anarquista e Anarquista Socialista que são uma boa referencia para esta nova via. As vias referentes situam-se no grande buraco que é bem visto no início da parede esquerda, bem visível da Ladeira dos Tabajaras e pontos entre os edifícios que cercam a montanha na Rua Santa Clara.

Um belo convite para uma linda escalada na sombra da tarde do Morro, com uma fácil visualização e acesso, assim como o grau de dificuldade bem convidativo que está entre 4ºSup e III E3. Mas devido à falta de apoio a estas conquistas não é possível fazer o rapel de volta com apenas uma corda, sem ter que abandonar algum equipamento na parede, apesar da via ter apenas 75m. no seu inicio considerando escalada, a via segue por uns 200m. de escalaminhada no costão beirando o mato até a ultima enfiada da Badalada onde é possível descer.
Mais imagens em (http://xaropinho.multiply.com/photos/album/266/Cidade_Maravilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário