domingo, 11 de agosto de 2013

Pico Master - Waterline Ilha do Pontal


Foto: Atleta Gideão Melo

Imagine um lugar, uma ilha, com um paredão de rocha saindo do Oceano Atlântico e de frente para o Rio de Janeiro. É assim a Pedra do Pontal, que quando a maré está alta se torna uma Ilha. Fica lá no finalzinho da praia do Recreio.



Há muitos anos tinha vontade de atravessar para esta ilha a fim de conhecer um pouco desse lugar e fiquei fascinado com a paisagem na primeira vez que fui. Esse primeiro rolézinho de reconhecimento foi com a minha esposa Stephany Raiol e o casal Aline e Gabriel Faria. Planejava abrir umas linhas de Waterline lá, pois tinha visto uma bela pedra que oferecia um lindo point para pratica desta modalidade do Slackline que tanto curto, e assim fiz. Na segunda vez que voltei lá com a Equipe SlackBrasil: Diogo Barboza, Adelmo Noite, Fábio lima entre outros amigos e conhecidos e que apareceram lá para dar uma força e também curtir esse novo pico, o primeiro da Ilha do Pontal que conquistei e se tornou o Point Clássico de Waterline do Recreio.

Observando que ainda havia um grande potencial na Ilha para abrir novas linhas, convidei os amigos Sandro Cardoso, do Programa Aventuras Reais no Canal Off, junto com a Suellen Piculi, Diogo Barboza e minha esposa e parceira de aventuras Stephany Raiol para juntos explorarmos o outro lado da Ilha do Pontal. Nesta primeira investida a idéia era alcançar o tal Buraco da Velha, uma famosa gruta que fica lá no outro extremo da montanha. Tivemos muita dificuldade no início por causa do calor e também demoramos um pouco a encontrar o acesso para o outro lado da Pedra. Depois de andar bastante, devido aos muitos caminhos que existem lá, finalmente encontramos próximo ao mar, do lado esquerdo da Ilha, o caminho dos pescadores que direcionava para o paredão, uma travessia horizontal na beira no penhasco, bastante perigosa para quem não está habituado com altura e escalaminhada. Isso para nós se tornou mais interessante ainda, pois além de estarmos preparados e termos conhecimento e habilidade para fazer essa travessia arriscada, eu tinha equipamentos que poderiam ser usados, caso alguém de nós precisasse.

Alcançamos o Buraco da Velha, mas já de cara excluir todas as possibilidades de conquista Waterline naquele local, devido ao mar agitado e o risco que não compensaria. Na volta eu já tinha um objetivo que para os amigos que estavam comigo, se tornou uma “idéia fixa na minha cabeça”, fui ver um outro local, onde voltaria inúmeras vezes até realizar esse objetivo. Após idealizar as linhas, foram muitas as investidas a fim de conquistar essas duas linhas sobre a água. E no vai e vem da maré alta, mar agitado na maioria das vezes, na ondulação da onda no paredão finalmente fixei todos os pontos de ancoragens.


 
Mas passaram-se muitos dias, meses e mais meses até que novamente pude retornar e neste local a fim de inaugurar o Pico. Para garantir esse grande dia e para minimizar os riscos, já prevendo as perdas de alguns dos pontos de amarrações que ficaram expostos a maresia, oxidação e ação do tempo, chamei um amigo, Tadeu Lima, para dá uma conferida no local um dia antes. Verificamos tudo e batemos mais um grampo e uma chapa para garantir a montagem.

No dia seguinte, finalmente a natureza nos presenteou com um dia perfeito. Chegamos no local, montamos as linhas como planejado e foi diversão total e com direito a um belo vôo de uma arraia próximo a fita, sem contar a presença das tartarugas e peixes passeando.



O Pico Máster foi conquistado! O lugar é considerado de difícil acesso, principalmente para a montagem, o que requer conhecimento técnico do Esporte e habilidades das técnicas de escaladas. Provavelmente uma nova repetição será considerada uma reconquista. Além disso, todos os devidos cuidados e respeito da segurança devem ser tomados como primordial. Com estes aspectos, conquistei esse Pico e batizei com este nome para lembrar aos demais praticantes das responsabilidades do local.

Um lugar paradisíaco que merece ser preservado, não pela proibição de visita, mas com os devido cuidado dos freqüentadores, conscientização dos pescadores para não abandonarem lixo no local e principalmente a segurança. Nunca vá sozinho, pois a Ilha do Pontal é frequentada também por pessoas que não tem nenhum interesse em curtir a natureza ou com a beleza do lugar... Há muitas pichações nas paredes rochosas, essa é parte ruim que devemos cuidar. 


Brigado à todos pela ajuda em mais uma conquista. Apoio:
‪#‎Everlast‬ ‪#‎relogiosEverlast‬ ‪#‎EverlastBr‬ e ‪#‎SlackBrasil‬ - ‪#‎AventurasReais
#Amigos #Conquistas


Nenhum comentário:

Postar um comentário